O futuro é feminino: Como a inclusão de perspectivas femininas está a mudar a forma como as marcas se comunicam admin Março 6, 2023

O futuro é feminino: Como a inclusão de perspectivas femininas está a mudar a forma como as marcas se comunicam

O marketing sempre foi sobre contar histórias, mas, agora, as marcas estão a esforçarem-se para contar histórias que realmente importam.

Nos últimos anos temos testemunhado uma mudança significativa na forma como as marcas se comunicam com o seu público. Em vez de simplesmente mostrarem os seus produtos/serviços, as empresas estão a abordar questões mais amplas, como acabar com a utilização de papéis estereotipados e a promoção da diversidade e do empoderamento feminino. Estão a contar histórias que celebram e representam todas as mulheres. Por outras palavas, estão a assumir uma abordagem de “femvertising”.

O femvertising (feminism (feminismo) + advertising (publicidade) não é apenas uma estratégia de marketing, mas sim um movimento social que está a ganhar cada vez mais importância. As marcas que aderem a esta prática mostram um compromisso com a igualdade de género, com a diversidade e inclusão, e estão a responder às mudanças sociais e culturais exigidas pelo consumidor atual.

Através de campanhas publicitárias que dão voz a diferentes perspetivas femininas, retratando mulheres reais, fortes e independentes, marcas, que vão desde a Dove, Oreo, Coca-Cola até à Nike, estão a construir uma relação mais forte e duradoura com o seu público. Estudos têm concluído que o consumidor tem mais probabilidade de apoiar e comprar produtos de empresas que promovem a igualdade de género e a inclusão social.

No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito visto que muitas marcas ainda caem em estereótipos e outras ainda tentam capitalizar movimentos feministas sem realmente os apoiar.

As marcas que aderem a esta prática através de campanhas autênticas e genuínas, estão a liderar a mudança na publicidade e na sociedade em geral. E, ao fazê-lo, estão a criar um futuro mais igualitário, consciente e inclusivo.

Amanhã, dia 8 de março, é Dia da Mulher. O nosso conselho? Não te deixes enganar. Não basta apenas mudar o logo para cor-de-rosa no Dia da Mulher. As marcas precisam de demonstrar o seu compromisso ao longo de todo o ano.