Como as redes sociais estão a mudar a jornada do consumidor
Já reparaste que passamos grande parte do nosso tempo nas redes sociais? E não, não é por fazer parte do nosso trabalho.
A verdade é que estamos sempre a dar like, comentar, a partilhar conteúdo e tudo isto contribuiu para tornar as redes socias uma parte importantíssima na jornada de compra do consumidor e nós mostramos-te como:
Descoberta de produtos e serviços
As redes sociais são a vitrine mundial para descobrir novas marcas e produtos. Seja através de anúncios, influencers ou publicações orgânicas, as redes sociais são uma maneira fácil de encontrar produtos/ serviços que vão ao encontro dos nossos desejos, gostos e necessidades. De acordo um estuda da DataReportal, os anúncios nas redes sociais representaram um total de 34% da decisão de compra em 2022!
Além disto, as redes sociais permitem que o consumidor considere, e que inclusive, compare diferentes opções de produtos ou serviços com base nas avaliações e comentários de outros utilizadores. Ter feedback positivo de clientes satisfeitos é um grande incentivo para possíveis clientes no momento de decisão de compra.
Engagement
Uma vez que os internautas descobrem uma marca nas redes sociais, eles geralmente começam a envolverem-se com ela. Isto pode incluir seguir a marca em várias plataformas, dar like e comentar as suas publicações e até mesmo enviar mensagens diretas para a empresa.
Esta interação é uma ótima maneira para as marcas construírem um relacionamento com os clientes e aumentarem a fidelidade dos mesmos.
Tomada de Decisão
Por fim, mas não menos importante, as redes sociais também facilitam a compra em si. Atualmente é possível comprar diretamente através das redes sociais, sem sequer sair da aplicação o que é muito vantajoso na perspetiva de consumidor. Segundo o estudo da DataReportal, mais de cinco milhões de portugueses fizeram compras online em 2022 em que os principais fatores de decisão foram:
- Entrega gratuita (74,5%),
- Os cupões de desconto (49,9%)
- Checkout simplificado (39,2%)
Posto isto, é evidente que as redes sociais tornaram-se uma ferramenta essencial para as empresas alcançarem e conectarem-se com seu público-alvo.
É fundamental que a tua marca esteja presente e ativa nas redes sociais, não apenas para divulgares produtos ou serviços, mas também para interagires e construíres relacionamentos com os teus clientes! Este trabalho permite-te melhorar a presença online, gerar confiança e credibilidade na tua marca, e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso na jornada do consumidor, desde o primeiro like até a compra final.