Sabias que as emoções são responsáveis por 95% das decisões de compra do cliente? É verdade, e a lógica tem pouco a ver com este facto.
O Neuromarketing é a área que estuda exatamente como as emoções influenciam as escolhas dos consumidores e como as marcas podem utilizar esses insights para melhorar as suas estratégias de marketing.
Por exemplo, imagina que precisas de comprar um telemóvel e tens duas opções: um com especificações técnicas excelentes, mas com um design pouco atraente e outro com especificações técnicas um pouco inferiores, mas com um design moderno e atraente. Qual escolherias?
Se escolheste o segundo, isso significa que a tua decisão se baseou na emoção, uma vez que a atração que sentes pelo design do telemóvel supera a lógica das especificações técnicas.
Neste sentido, as marcas procuram cada vez utilizar estratégias de neuromarketing para alcançarem o emocional do consumidor, através de imagens, cores, músicas, storytelling… podem, ainda, recorrer a técnicas como o teste A/B para determinar qual a abordagem emocional consegue atingir as emoções e os desejos dos consumidores.
Ao utilizarem estas estratégias, as marcas não só tornam as suas campanhas de marketing mais eficazes, como também aumentam a ligação com o consumidor, sendo que, um estudo do Neuromarketing Labs, revela que os consumidores emocionalmente envolvidos com uma marca são 7 vezes mais propensos a comprar e 8 vezes mais propensos a permanecer leais à mesma.
Por fim, se estás à procura de uma maneira para melhorar as tuas estratégias de marketing, o neuromarketing é uma área que deves explorar. Não subestimes o poder das emoções na decisão de compra do consumidor: fala com a incommun e nós explicamos-te como elas podem ser a chave para o sucesso do teu negócio!