Muito mais do que apenas “tendências”, as perspetivas de marketing para o próximo ano são regras!
Se nos últimos anos temos visto as marcas a colocarem o consumidor no lugar principal, que outrora pertenceu ao produto/serviço, o próximo ano vai ser um ano decisivo.
É essencial que as marcas continuem a adotar estratégias para o consumidor, mas que, de igual forma, o fidelizem através de experiências únicas para que ele, não só procure a marca, como também a defenda na sua comunidade digital!
Para ajudar neste desafio, enumeramos as 7 regras fundamentais para o sucesso da tua marca no ano de 2023:
1) Costumer Experience Automatization (Experiência do Consumidor Automatizada): Não falamos de nada de novo, mas sim algo que deve continuar a ser melhorado e aperfeiçoado! Uma comunicação automatizada durante toda a jornada do consumidor permitirá, em média, um aumento em 110% na taxa de conversão;
2) E-mail marketing: Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing não está extinto! Muito pelo contrário: mais de 90% dos consumidores com idades entre os 15-64 utilizam (e vão continuar a utilizar) o email regularmente, sendo que é expectável esta comunidade atingir os 4.6 bilhões em 2025. Além disto, se cada vez mais o consumidor procura conteúdos personalizados e segmentados para si, o e-mail marketing é uma das melhores ferramentas! Tem um baixo custo de investimento, é automático e possui um dos maiores retornos sobre investimento (ROI);
3) Conteúdo Audiovisual: Os vídeos estão, e continuaram, em alta no próximo ano! Mais de 54% querem ver mais vídeos e não penas em redes sociais! Seja em landing pages ou e-mail marketing, as taxas de conversão podem aumentar em 300%;
4) Pesquisa por Voz: Algo com que também já estamos familiarizados e vai continuar a crescer é a pesquisa por voz! O consumidor não tem (nem quer perder) tempo para escrever e, por isso, um “Hey Siri” é o futuro! Tendo isto em conta, é essencial que adaptes as tuas estratégias de SEO para este novo comportamento de pesquisa;
5) Experiências Híbridas: Em 2023, aposta em melhorar soluções tecnológicas e infraestruturas para ofereces ao teu consumidor experiências híbridas inovadoras e diferenciadoras;
6) Fim dos Cookies e Marketing Digital baseado em dados: As restrições das ações contra os cookies fizeram com que imensas empresas se reinventassem e que conhecessem o seu consumidor no mundo real! Tudo isto aconteceu através de uma estratégia de dados em primeira-mão e de uma experiência mais humanizada, que levou a 61% das mesmas a apresentarem um crescimento significativo!
7) Marketing de influência e conteúdos gerados pelos utilizadores: Para além da utilização de influenciadores para patrocinarem marcas (como já é realidade), em 2023 vamos assistir às marcas utilizarem conteúdos dos próprios consumidores com o intuito de reforçar a relação marca-cliente e estimular a interação da sua comunidade digital;
Que 2023 seja um ano de sucesso para a tua empresa e, se precisares de uma mãozinha, a incommun está aqui para garantir que isso aconteça!